Âmbito da candidatura:
As viagens mudaram de um mercado dos vendedores para um mercado de compradores, exigindo-se portanto uma diferente abordagem por parte do setor hoteleiro na gestão do relacionamento com os clientes, nomeadamente no entendimento das suas necessidades e motivações, por forma a conseguir apresentar uma proposta de preço adequada a cada pesquisa efetuada online ao seu hotel.
Assim, no âmbito do presente projeto propomo-nos investigar sobre um conjunto de tecnologias, com o objetivo de desenvolvermos uma plataforma de Distribuição Contextualizada para o setor hoteleiro, que permitirá adequar em tempo real a oferta de alojamento a diferentes perfis de clientes e padrões de pesquisa nos vários canais de venda online que constituem a rede de distribuição de um hotel.
Objetivos e Metas do Projeto:
Face ao problema apresentado, propomo-nos a desenvolver um sistema de Sistema de Profiling e de Distribuição Contextualizada que permita:
(1) Efetuar uma venda personalizada e dinâmica a cada cliente que efetua pesquisa de alojamento hoteleiro para uma região especifica;
(2) caracterizar os diferentes padrões de pesquisa de cada Canal de Venda Online e consequentemente, de cada cliente do hotel.
A caracterização destes padrões estará assente nos milhares de pesquisas efetuadas pelos canais de venda online sobre a plataforma a desenvolver, e que constituem a rede de distribuição da industria hoteleira. É a análise destes dados tornará possível adequar a oferta hoteleira às necessidades do cliente destes canais de venda. Considerando o volume de dados a armazenar, tratar e analisar, bem como a necessidade de interação em tempo real, toda a solução deverá ser baseada numa arquitetura de Big Data, capaz de interpretar milhões de dados e disponibilizá-los em frações de milissegundos, por forma a responder em tempo real ao cliente quando este faz a sua pesquisa.