To Top

Visualforma

Notícias

Municípios portugueses com WIFI gratuito nas zonas públicas

Municípios portugueses com WIFI gratuito nas zonas públicas

“Bring it all together in WIFI4EU” é o mote que lança a linha de apoio WIFI4EU, disponível desde o dia 20 de março de 2018, tem como objetivo desburocratizar o acesso de todos os cidadãos à internet.

A Comissão Europeia pretende promover a conectividade sem fios (Wi-Fi) gratuita nos espaços públicos, por exemplo, nos parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde ou museus, em todo o território europeu, através da iniciativa WiFi4EU.

A iniciativa WiFi4EU dispõe de um orçamento inicial de 120 milhões de euros para o período de 2017 a 2019, destinado a apoiar a instalação de equipamento Wi-Fi de ponta nos centros da vida pública.

A iniciativa WiFi4EU estará aberta às entidades com uma missão de serviço público, nomeadamente autarquias, bibliotecas, centros de saúde, etc., e financiará o equipamento e as despesas de instalação do mesmo (pontos de acesso à Internet).

Por sua vez, as entidades locais terão a seu cargo os custos da ligação (assinatura de acesso à Internet) e serão responsáveis pela manutenção do equipamento.

As entidades locais serão incentivadas a desenvolver e promover os seus próprios serviços digitais, em domínios como a administração pública em linha, a saúde em linha e o turismo eletrónico.