To Top

Visualforma

Notícias

Data Center Físico ou Data Center Virtual?

Data Center Físico ou Data Center Virtual?

Sabia que existem diferenças entre o Data Center Físico e um Data Center Virtual?

Um dos grandes objetivos das empresas é a redução de custos sem o comprometimento da gestão da organização. No que toca a investimentos, as empresas desenvolvem grandes esforços no sentido do armazenamento, sistemas de informação, servidores e manutenção.
O Data Center permite que as empresas adaptem as suas necessidades ao longo do tempo ao nível espacial, mantendo, no entanto, um grau de tecnologia recente e sem investimentos desnecessários que possam levar a dados obsolentos e sem escalabilidade possível.
A contratação de empresas especializadas nesta área é uma mais valia para as demais empresas, uma vez que estas últimas podem assim simplificar os seus processos, focar na sua área de negócio, optimizar custos e elevar os níveis de segurança.
No entanto, a escolha do tipo de Data Center trará vantagens e desvantagens às empresas tendo em conta as características próprias de cada organização.

O Data Center Físico permite:

  • Controlo total dos dados, uma vez que ficam dentro da empresa;
  • Centralização da informação;
  • Dependência de um menor número de conexões com a Internet.

Também, no entanto, possui desvantagens como:

  • Custos mais elevados;
  • Trade-off entre o espaço disponível e as necessidades das empresas;
  • Facilidade de acesso por parte de pessoal não autorizado;
  • Desatualização dos aparelhos.

O Data Center Virtual permite:

  • Escabilidade;
  • Custos mais reduzidos;
  • Modernização;
  • Alto nível de customatização.

Também, no entanto, possui desvantagens como:

  • Menor controlo dos dados por parte da empresa, uma vez que não estão colocados num espaço físico;
  • Trade-off entre a tecnologia e o foco da empresa;

Assim, a escolha da tipologia de Data Center a adquirir depende do balanço que as empresas pretendem fazer relativamente a preço/necessidades/segurança.
No entanto, a escolha deve ser feita uma vez que o mercado é fortemente concorrencial e as empresas devem manter-se ativas e assertivas relativamente aos seus dados.