Visualforma

Notícias

A sua empresa é cautelosa o suficiente com a segurança dos dados?

A sua empresa é cautelosa o suficiente com a segurança dos dados?

Um estudo efetuado pela Oracle afirma que talvez não. Aliás, é muito provável que não, uma vez que o custo médio de uma falha segurança aumentou 36% em relação a 2017.

As organizações, hoje em dia, possuem um elevado compromisso com a segurança, no entanto, apresentam grandes falhas ao nível da deteção, gestão e prevenção da segurança dos dados. Por norma, as empresas receiam ataques internos e, por isso, conferem algumas limitações ao nível do controlo interno.

Um dos grandes erros praticados pelas organizações é o investimento em segurança nas áreas que apresentam menor risco de ataque – servidores, redes e desktops. O compromisso das empresas com esta temática é elevado, mas mal gerido, sendo escoado para as áreas erradas. No entanto, apesar deste erro, a maioria das empresas que o estudo aborda têm plena consciência de que as bases de dados são mais vulneráveis a ataques. A monitorização pouco eficiente das atividades dos utilizadores principais e a falta de conhecimento relativamente à localização dos dados críticos são outras duas grandes falhas que as empresas assumem. 

É preciso, por isso, entender que a predisposição por parte das empresas para se debruçarem sobre este tema é cada vez maior e que 2018 trouxe números animadores, no sentido em que revelou que 26% do valor contemplado nos orçamentos empresariais é destinado somente à cibersegurança. No entanto, é necessário que os esforços não fiquem por aqui e que se possam efetuar, cada vez mais, relações diretas entre as falhas e as soluções.

To Top