A sofisticação crescente dos ataques informáticos leva a que seja também cada vez maior a procura por soluções que possam identificar antecipadamente as ameaças sem perturbar a produtividade da empresa.
Este género de soluções já existe, mas são sugeridas recomendações que devem ser seguidas para que a proteção dos dados possa ser ainda mais eficaz. Assim, deve-se:
A simplicidade ganha terreno face à complexidade. No futuro, espera-se que as soluções tecnológicas se apresentem consideravelmente simples para que a flexibilidade e adaptabilidade possam crescer. Desta forma, funcionalidades padrão que não sejam úteis ou utilizadas devem ser desligadas ou desconectadas.
Evitar a predefinição de dados de acesso aos sistemas é uma alternativa muito viável para reduzir os ataques informáticos. O uso de dados de acesso seguros e diferenciados torna mais difícil o ataque, fortalecendo a empresa.
A tendência para que todas as estruturas tecnológicas trabalhem como uma só é crescente. No entanto, a separação da rede de instalações e da rede empresarial pode afastar os hackers dos equipamentos mais críticos.
A instalação e verificação do estado do firmware é fundamental para evitar a exploração de dados por terceiros.
A criação de um plano de controlo de acesso a todo o equipamento crítico da empresa deve ser equacionado, estruturado e posto em prática.
No futuro, a ambição passa por reduzir significativamente os ataques informáticos para conferir um grau considerável de privacidade e segurança às empresas.